top of page

Nosso método

"Se houver para a humanidade uma esperança de salvação e de ajuda, esta ajuda só pode vir da criança, porque é nela que se constrói o homem." (Maria Montessori)
Nosso plano pedagógico é composto por elementos de diferentes métodos educacionais

A Dei Bambini utiliza uma gama de métodos para cuidar/educar nossas crianças. Acreditamos que as metodologias se complementam, e que cada uma tem aspectos importantes que dão o respaldo necessário à educação que oferecemos.

Na aplicação dos métodos em nossa escola colocamos a questão do brincar e do brinquedo praticamente em primeiro lugar, aliás, este verbo e substantivo estarão o tempo todo em nossas atividades.

Utilizamos prioritariamente duas linhas da educação infantil mundialmente reconhecidas: o método Montessori, cuja ênfase está na autonomia, na liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas/motoras, intelectuais/cognitivas, sensoriais, sociais e emocionais da criança e a Abordagem Reggio Emilia, nascida também na Itália e apontada pela Revista News Week em 1991 como melhor método de ensino do mundo. Esta tem como foco a iniciativa da criança como fio condutor das atividades, o alinhamento constante entre escola/criança/família e a presença da arte, em todas as suas formas, para o desenvolvimento da criança.

Ainda assim, trazemos para nosso Projeto Político e Pedagógico, elementos de outros métodos, também muito importantes no contexto da educação infantil. Por exemplo, a linha de Froebel, primeiro educador a enfatizar a importância do brinquedo e da atividade lúdica, que incentiva a evolução natural da criança, as atividades espontâneas, entre outros fatores.

Já na linha Comportamentalista, buscamos a teoria dos estímulos. Entendemos que a criança deve ser muito estimulada, porém não fazemos isso pensando em transformar a criança em um “recipiente” onde são depositadas informações. Trabalhamos de forma tranquila, respeitando o tempo e ritmo de cada um dos pequenos. 

A Escola Nova do Brasil sugere que eduquemos pensando no crescimento físico, emocional e intelectual. A Dei Bambini acolhe esta sugestão, e faz uso também deste método de John Dewey, que entende o desenvolvimento da criança desta forma global. Levamos nossas crianças, por meio de atividades cotidianas a terem iniciativa e agirem de forma cooperativa, como nos sugere este método.

Para complementar, remetemos ao método Waldorf de Rudolf Steiner, que sugere atenção ao desenvolvimento cognitivo das crianças, com ênfase ao desenvolvimento de habilidades: artísticas, musicais, de movimentação e de dramatização. Aqui, o aluno é sempre acompanhado como um ser único e de forma próxima. Utilizamos também da visão deste método a forma de avaliação da criança comparando-a sempre a si mesma. O que ela fazia antes e o que ela faz agora, ou seja, o progresso dela em relação a qualquer situação será pautado nela para ela, evitando comparações a outras crianças.

Trabalhamos conteúdos pertinentes à idade que estamos nos propondo a atender. Dentre os conteúdos que julgamos necessários nesta faixa etária, estão alguns propostos pelo método Agazziano: saúde, higiene, cultura física e linguagem. Seguimos alguns pilares desse método como: deixar a criança usar sua intuição, fazer uso de objetos da vida real, oferecer um ambiente acolhedor, trazendo o  conceito do "home-like".

Do Construtivismo, trazemos elementos fundamentais como a divisão dos quatro estágios de desenvolvimento da criança:

1- Sensório motor 0 a 24 meses

2- Pré-operacional 2 a 7 anos

3- Pré-operatório concreto 7 a 11/12 anos

4- Operatório formal 11/12 a 15/16 anos

Nossa escola atua nos dois primeiros estágios e busca o tempo todo preparar as crianças para saírem da Dei Bambini preparadas para avançar seu desenvolvimento de forma natural.

Um aspecto fundamental para o desenvolvimento das crianças é o cognitivo, que ocorre a partir da interação social segundo Vygotysky. Já o olhar de Piaget, remete ao desenvolvimento mais focado para o aspecto psicológico da criança. Nosso olhar está sempre atento a ambos os aspectos.

Sendo assim, nossa grade de atividades é completa, proporcionando às crianças desenvolvimento global - do pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outros.

Todos os nossos profissionais são constantemente capacitados, por meio de treinamentos embasados no que há de mais moderno em educação infantil no mundo - incluindo a equipe da cozinha. Acreditamos que a criança se interessa pelo que come, e se usarmos este local como instrumento de aprendizagem, a valorização da alimentação se torna natural desde muito cedo. Aqui, tudo tem um propósito.

Nosso compromisso é ser o melhor berçário e a melhor escola de educação infantil em Atibaia para quem nos escolhe diariamente.

bottom of page